Sebastian Wiedemann
Escola de Artes da Universidade Nacional da Colômbia. Sede Medellín

"Possessas”: Cinema experimental como grito e celebração contra-colonial
Nessa fala apresentarei algumas ideias e resultados preliminares do processo de cocriação audiovisual “Possessas”, que levamos adiante em chave interseccional com adolescentes mulheres da periferia de Medellín-Colômbia durante 2024. Nesse processo exploramos e experimentamos as potências do corpo e de suas performatividades como arquivo vivo e em devir num diálogo não identitário nem essencialista com afro-cosmo-espiritualidades e espectralidades como vetores de resistência que animam gestos de fuga, de marronagem diante de modos de opressão neocoloniais, ao mesmo tempo que se faz uma crítica encarnada à figura colonial de Javiera Londoño, suposta pioneira da abolição da escravatura na Colômbia. Criação artística, memórias passadas e memórias encarnadas em ato se emaranham nesse
experimento em antropologia medial e especulativa, onde o cinema experimental é uma máquina de tempos na qual forças acontecimentais trançam processos vitais e de subjetivação com processos de espectralização e possessão na imagem. “Possessas”, um filme em work-in-progress de transes e rituais, de gritos e celebrações, de fantasmas e de forças contra-coloniais.